O Bispo Dom Nery funda a entidade graças aos recursos financeiros do Fazendeiro Bento Quirino, que era solteiro e deixou seu patrimônio em cotas para diversas instituições. Dentre elas, estava a Creche Bento Quirino, que foi edificada em terreno cedido pelo poder Municipal (antigo Cemitério dos Escravos, desativado após a abolição da escravatura).
Devido a epidemia de febre amarela que assolava a cidade, seu único Orfanato, o São Francisco, já não comportava a demanda de crianças órfãs da cidade. Com a fundação da Creche Bento Quirino e a criação do banco de leite, denominado “Gota de leite”, não só as crianças órfãs foram atendidas, mas também as crianças cujas mães estavam doentes ou haviam morrido pelas doenças. A entidade era dirigida pela Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, pertencente a Arquidiocese de Campinas.aprender, brincar e crescer de forma saudável, promovendo ações que visam fortalecer os vínculos familiares e fornecendo apoio emocional e social para aqueles que mais necessitam.
Mudança para o Edifício atual da Unidade I, localizado na Rua Cônego Cipião.
Com a crescente demanda, encerra as atividades como Orfanato e passa a atender demais crianças com atividades integrais. O atendimento era feito somente para filhos de mães carentes, que trabalhavam fora do lar.
Passando por dificuldades financeiras, foi instituída uma Diretoria com Senhoras da Sociedade Campineira e Mantenedoras da Creche, intitulada Sociedade Feminina de Assistência à Infância.
Torna-se a primeira entidade filantrópica filiada a FEAC - Federação das Entidades Assistenciais de Campinas.
Ampliação do atendimento para crianças até 11 anos.
O Edifício de instalação da Creche é tombado como Patrimônio Histórico pela Condepacc (Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural) com a Resolução nº 16, de 03 de fevereiro de 1994, devido ao seu estilo arquitetônico “art-nouveau”, demonstrada nas ornamentações em ferro, curvas do porão e revestimentos da fachada, assim como nos elementos florais decorativos e janelas tripartidas. A área construída localizada no Centro de Campinas equivale a 3.000 m².
A Fundação Inglesa Vitae, fundada por empresários mineradores que exploravam ouro na Africa do Sul, faz uma doação que possibilita a primeira reforma no Edifício.
Fundação da Unidade II, no Bairro Jd. Itatinga, região sudoeste da cidade. Empresário campineiro concede o imóvel para atendimento socioeducativo das crianças em período integral.
A doação do Consulado Geral do Japão e parceria com a Texaco possibilita uma segunda reforma do galpão/varanda da Unidade I, dos banheiros sanitários e parquinho das crianças, pintura interna e externa, e montagem da sala de informática.
Com recursos financeiros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (1% e 6% do IR), é inaugurado um laboratório de informática em rede com 12 computadores, impressora, e 2 computadores com programas específicos para crianças de 02 e 06 anos doados pela IBM, viabilizando a implementação do projeto Conexão Jovem, com atendimento a crianças de 6 à 14 anos, adolescentes da Unidade II e famílias de ambas unidades.
Investimento de recursos financeiros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (1% e 6% do IR) para adequação de todo sistema de segurança conforme legislação do Corpo de Bombeiros e adequação das orientações da Vigilância Sanitária. A Empresa White Martins doa aparelho televisor, ventiladores e aparelho de som.
Revitalização da marca Creche Bento Quirino e ampliação da Unidade II no Bairro Jd. Itatinga.
Celebração do centenário da Creche.